Você é uma pessoa doadora, trocadora ou tomadora? – Episódio 72 – Fabio Flores

Tempo de leitura: 1 minuto



Olá. Eu sou Fabio Flores e este é o quadro Precisava Ouvir Isso.
Hoje eu trago pra você uma pergunta: Em se tratando de reciprocidade você é uma pessoa doadora, trocadora ou tomadora?
Adam Grant no livro “Dar e Receber” ao analisar o comportamento humano no tocante a reciprocidade dividiu as pessoas em doadoras, trocadoras e tomadoras.
Tomadoras são aquelas pessoas que só querem levar vantagem sobre os outros. Aquelas pessoas que só ligam pra gente pra pedir ajuda e quando precisamos elas nunca estão disponíveis.
As pessoas trocadoras são aquelas na base do toma lá dá cá. Elas ajudam as pessoas mas sempre esperando serem ajudadas também. Elas se doam na medida do que recebem das outras pessoas.
Já as pessoas doadoras são as que sentem como missão ajudar as pessoas. Fazem sem esperar nada em troca. O prazer de se sentir útil e ver a felicidade das pessoas já é a grande recompensa.
Na vida os tomadores não conseguem o sucesso, e quando conseguem não conseguem se manter pois perdem o apoio das pessoas que se sentem exploradas. Os trocadores conseguem oportunidades e atrair pessoas, mas não são admiradas. São toleradas porque podem ser úteis em algum momento.
Quem de fato consegue sucesso são os doadores. A energia deles é tão boa que as pessoas gostam de se sentir bem ao lado deles. Doadores mesmo sem querer acionam o gatilho da reciprocidade em quem ajudam, e estas pessoas querem assim que podem retribuir o bem.
E você? É um doador, um trocador ou um tomador? Pense nisso…
ESTA FOI A DICA DE HOJE. SE QUISER OUVIR MAIS DICAS ACESSE O SITE PRECISAVA OUVIR ISSO… PONTOCOMPONTOBR … UM FORTE ABRAÇO E ATÉ… ATÉ A SUA VITÓRIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *